quinta-feira, 30 de junho de 2016

"9 Mentiras..." encerra temporada na Espanha

Depois de três finais de semana em cartaz nas cidades de Barcelona e Valência, 9 Mentiras Sobre a Verdade encerrou, no último domingo, a sua temporada na Espanha. Falada em Português e Espanhol, a peça recebeu elogios entusiasmados do público, principalmente para a atuação premiada da atriz Vanise Carneiro, vencedora do Prêmio Açorianos de Melhor Atriz, em 2010. 




Mas não foi somente o trabalho artístico que chamou atenção dos espectadores: o posicionamento da equipe sobre a situação política do Brasil também recebeu aplausos. Ao fim de cada apresentação, a equipe aproveitou a passagem pelo pelo país para denunciar o Golpe de Estado do qual o Brasil é refém no momento  uma situação atípica em que um governo interino assumiu a presidência da República e, em pouco mais de dois meses, mudou radicalmente o plano de governo da chapa eleita democraticamente, trazendo com isso retrocessos evidentes ao povo brasileiro.




Abaixo, o discurso escrito especialmente pelos artistas da peça para as apresentações na Europa: 
   

Obrigada pela presença de todos. 

Nós somos uma companhia brasileira, e por isso pedimos um minuto da sua atenção pra denunciar a situação atual do nosso país: 

como muitos devem saber, daqui a dois meses o Brasil sediará os jogos Olímpicos de 2016; mas o que talvez alguns não saibam é que recentemente o nosso país sofreu um Golpe de Estado, no qual nossa presidenta, a Sra. Dilma Rousseff – uma mulher honesta, reeleita democraticamente com mais de 54 milhões de votos – foi afastada. No seu lugar, tomaram o poder um bando de políticos corruptos – todos homens, brancos e com extensa lista de denúncias contra si –, entre eles o próprio presidente interino, Michel Temer. Patrocinados pelos mesmos mentores do Golpe Militar de 1964 e ajudados por juízes e parlamentares – alguns deles igualmente desonestos –, os golpistas jogaram o Brasil num fosso de instabilidade e medo, promovendo cortes de direitos sociais dos trabalhadores, das minorias e das classes com menor poder aquisitivo. 

Pedimos a vocês que, como parte da comunidade internacional, se informem sobre o que está acontecendo no nosso país e nos ajudem a denunciar essa enorme injustiça, e que o processo possa ser revertido a tempo, para que a democracia volte a prevalecer não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. 

Obrigada a todos e tenham uma boa noite.



9 Mentiras Sobre a Verdade volta a cartaz no Brasil em setembro, numa curta temporada na Sala Álvaro Moreyra, em Porto Alegre. Esperamos vocês.

E #ForaTemer! #VoltaDilma!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...